O que significa TCC?

O Trabalho de Conclusão de Curso, abreviado de TCC e chamado de monografia, é o principal trabalho acadêmico que um estudante universitário precisa fazer no final do seu curso de graduação, seja ele na modalidade licenciatura ou bacharelado, para concluir sua formação de nível superior. Tal trabalho acadêmico é realizado, geralmente, durante dois semestres através dos componentes curriculares projeto de TCC e TCC (ou TCC I e TCC II). É um trabalho que exigem bastante esforço intelectual do estudante, por isso é visto como algo difícil ou complexo.

Para que o desenvolvimento do TCC tenha um fluxo de trabalho positivo para o aluno, é necessário planejamento e organização desde o início da jornada de construção, mantendo-se a constância e determinação na escrita do documento. A verdade é que a maioria dos estudantes universitários deixam para elaborar boa parte do TCC quando estão no final do semestre. Esse fator tende a causar uma pressão psicológica no discente, medo de ser reprovado, ansiedade relativa a não conseguir entregar o trabalho final no prazo estabelecido e além de muito desgaste emocional. Construindo-se um cronograma de atividades desde o início do semestre e dividindo-se as etapas do TCC em subtarefas, os problemas anteriormente mencionados podem ser minimizados e até evitados.

Uma iniciativa que os estudantes podem ter antes de começar a fazer um TCC, é acessar textos de blog sobre trabalhos acadêmicos na internet. Como exemplo, os alunos podem acessar o site do TCC Tranquilo e verificar os primeiros passos para fazer uma citação indireta. Outra iniciativa é entrar em contato com um professor que realiza atividades de pesquisa na área de seu interesse e perguntar se o docente pode auxiliá-lo na escolha de um tema de TCC. A timidez deve ser superada e a proatividade deve ganhar importância, pois logo mais o mercado de trabalho vai ser uma realidade para o aluno que está formando.

O TCC possui um formato tradicional que é o modelo de monografia, geralmente constituída entre 30 e 50 páginas. Mas, o TCC pode ser escrito na forma de artigo científico, onde o número de páginas é inferior a 20. A quantidade de páginas é apenas para dar uma dimensão do tamanho geral do corpo do texto aos estudantes, mas o que é priorizado no documento do TCC é sua qualidade. O estudante fez levantamento bibliográfico das obras científicas mais relevantes e recentes da área? A estrutura do TCC está organizada e bem sequenciada? A escrita do TCC está bem redigida com coerência e coesão? Os resultados estão bem discutidos? Há alguma recomendação de trabalho futuro que possa ser continuado a partir do atual? Essas perguntas precisam ser respondidas com assertividade e precisão para que o TCC seja bem pontuado pelos avaliadores.

Além da parte escrita do TCC que o estudante precisa entregar para o seu orientador e os membros da banca examinadora, é necessário defender o TCC através de uma apresentação oral frente aos avaliadores do trabalho acadêmico. É o momento de maior ansiedade que o discente pode passar durante sua jornada de aprovação, pois o aluno precisa apresentar domínio do conteúdo e boa habilidade de comunicação para finalizar seu trabalho de conclusão de curso com “chave de ouro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *