Benefícios de fazer meditação

A meditação é uma prática de relaxamento corporal que engloba a diminuição da respiração, levando a um estado de paz, calma e tranquilidade tanto física como mental. Uma das condições básicas para fazer meditação é concentrar-se e ter atenção em algum foco, seja na concentração em algum som ou cheiro ou observação nos músculos da respiração.

Para fazer meditação pode contar com o auxílio de um facilitador, onde ele guia com as palavras o tipo que foco que o praticante terá, quais músculos ele deve relaxar, mas o praticante pode fazer todo o processo sozinho.

É necessário a mente observar os pensamentos procurando não segui-los ou gerar emoções com eles, tentando ser imparcial e observá-los do jeito que eles aparecem. Entretanto, as práticas de meditação vindas do oriente enfatizam que a meditação é o processo que visa unir mente, corpo e a alma do indivíduo. Ou seja, tem um fator devocional definido.

Benefícios da meditação no dia a dia

Conheça alguns benefícios da meditação:

  • Reduz o estresse;
  • Diminui os sintomas depressivos;
  • Controla a ansiedade;
  • Desenvolvimento do foco nas atividades;
  • Autoconhecimento e autoestima;
  • Redução da perda de memória;
  • ampliação das emoções positivas;
  • Benefícios em relação a doenças crônicas;
  • Redução de vícios;
  • Melhora do sono.

Estes são alguns dos benefícios principais da meditação. A prática é gratuita e não necessita de algum equipamento ou instrutor, bastando apenas escolher um local silencioso e que julgue confortável. Outro detalhe importante desta prática é que não é preciso que fique por horas meditando, mas por apenas alguns minutos já será o suficiente. O próprio praticante é quem decide por quanto tempo consegue e quer ficar meditando.

Aprenda como fazer meditação sem ser interrompido

Para você não ser interrompido enquanto faz meditação é necessário que você analise qual lugar mais te transmite paz e que é pouco acessível de muitos barulhos e pessoas entrando e saindo.

Ao encontrar qual é o ambiente tranquilo e confortável, tente estabelecer algumas regras e rotina em sua casa. Por exemplo, escolha um determinado horário para que não haja barulhos na sala e a utilize para relaxar.

Nos primeiros dias é possível que você fique impaciente com as tentativas, mas com esforço você consegue atingir seu objetivo de ter um pouco de sossego por alguns minutos ou deixar o local escolhido livre de pessoas, independente da idade.

Você também pode convidar alguém a fazer meditação com você. A prática não tem restrição de idade, o que significa que pode ser feita por crianças, adultos e idosos; as necessidades de foco de cada um é individual, mas você contar com um facilitador ou uma companhia poderá fazer bem para ambos.

Por isso, pode escolher o que deseja fazer para não ser interrompido: estabelecer regras, escolher um local e determinar um horário em que fique livre ou convidar os possíveis invasores a fazer um momento de meditação com você.

Outro detalhe essencial para os iniciantes é que em torno de 5 dias já conseguirá fazer a meditação sem sentir-se tão agitado, como é nos primeiros dias em que está aprendendo a praticar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *